A história de Santo Antônio do Descoberto assim como vários outros municípios goianos tem sua origem ligada ao ciclo do ouro, o lugarejo surgiu por volta de 1722, época do Brasil Colônia as margens do Rio Descoberto, quando Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera II, chegou na região com sua comitiva com 152 pessoas, entre eles padres, Frei Bento da Conceição e vários escravos, exploraram a região por mais ou menos três anos, depois veio outro bandeirante o baiano José Pereira Lisboa que também conseguiu extrair da região o precioso mineiro.
Mas o apogeu do ouro em Santo Antônio do Descoberto durou pouco, quandoos bandeirantes tiveram noticia de ouro em Santa Luzia, atual Luziânia, eles foram embora e logo veio a decadência. De acordo com o historiador Carlos Carvalho da Mata, as poucas pessoas que ali permaneceram deram inicio a uma nova fase na economia da região com o cultivo da agricultura de subsistência e também coma pecuária. O destaque na agricultura foi o plantio de cana-de-açúcar, a região teve tanto sucesso na época com essa cultura que chegou a exportar açúcar para outras cidades como Luziânia, Pirenópolis, Corumbá de Goiás e Formosa.
Assim Santo Antônio do Descoberto sobreviveu por longos anos, aos poucos foi caminhando rumo ao desenvolvimento e de povoado passou a distrito de Luziania e só em 1974 que teve inicio o processo de emancipação, independência essa que só foi conquistada em 14 de maio de 1982. Porém a emancipação não significou a solução dos problemas, pelo contrario começou aí uma nova fase de grandes desafios.De acordo com ospioneiros que acompanharam esse processo,o então município era só poeira e mato, os serviços básicos como água e energia demoraram a chegar e quando chegaram era muito precário, a realidade é que a falta de infraestrutura e as dificuldades perduram por muitos anos, entre as décadas de 80 e 90 a população ainda sofria com diversos problemas.
Desenvolvimento
Todos esses problemas e o fato de ser cidade dormitório tem atrasado o desenvolvimento de Santo Antônio do Descoberto, mas de acordo com a ex-secretária de desenvolvimento Rosemary Siqueira,asautoridades já estão atentas para essa realidade e vários projetos foram elaborados como o incentivo para que as empresas se formalizem, cursos em parceria com o Sebrae para qualificação profissional dentre outros, tudo para trazer empresas para região e até mesmo fazer com que a população local acredite mais no potencial de Santo Antônio do Descoberto e invistam em seus projetos.
Potencial Econômico
O município é mesmo uma região muito rica que guarda grandes tesouros, e não é do ouro que estou falando, a cidade tem uma indústria natural que poderia gerar milhares de empregos e renda, mas essa é uma área até mesmo desconhecida por muitos e queainda não foi explorada. De acordo com Rosemary, em 2009 foram catalogadas setenta cachoeiras dentro de Santo Antônio do Descoberto, o que poderia ser um extraordinário potencial turístico, porém os produtores da região não estão atentos para o mercado, mas esse é um aspecto que esta começando despertar o interesse dos investidores.
Patrimônio
Mesmo com tantos desafios ainda a serem vencidos quem acompanhou esse crescimento, tem um verdadeiro amor pela cidade como é o caso do Seu Carlos Carvalho que com o apoio da igreja católica criou o Museu Histórico da Paróquia Santuário, onde toda essa história esta registrada através de documentos e objetos até mesmo da época do Brasil Colônia, um patrimônio histórico que guarda um pedacinho da história de Goiás e do Brasil.