Antes de 1970 o município de Rio Verde ainda era assim: somente terra e mato. A única atividade existente por aqui era a pecuária. Até que ainda na década de 70 houve a abertura dos cerrados á agricultura, fato que atraiu muitos agricultores para a região.
Em terras distantes e sem qualquer infraestrutura viver do plantio naquela época, não era tarefa fácil.
Somente alguns anos depois, com os lucros advindos da safra de soja, e com o nascimento de uma das mais importantes cooperativas do estado foi que os produtores passaram a ter melhores condições para o plantio e que município começou a se desenvolver.
E cresceu de forma surpreendente. Nem mesmo áqueles que acreditavam no potencial de rio verde imaginaram que um dia ela pudesse se tornar na cidade pólo do sudoeste do estado.
ECONOMIA
Rio Verde é o município com agronegócio mais sólido de goiás. A atividade é a principal fonte de renda para a cidade. E desde o início foi assim.
Ainda hoje o agronegócio continua sendo a principal atividade econômica da cidade. Rio Verde é destaque como o maior produtor de grãos do estado. A pecuária de corte é referência, com grande participação no rebanho nacional. E o município é um dos maiores produtores de leite de goiás.
Na agricultura nada de se concentrar em um único produto. Apesar de Rio Verde ser conhecido como um grande produtor de soja, o município ainda se destaca nas lavouras de algodão, milho, sorgo, girassol, cana-de-açucar, dentre vários outros
Tudo isso é possível graças á modernização da agricultura e à excelente estrutura agro-industrial da cidade. A industrialização dos produtos agrícolas e a grande capacidade armazenadora do município são fatores que agregam valor á produção gerando mais renda para a cidade.
Mas, se por um lado o uso das novas tecnologias e a mecanização das atividades agropecuárias aumentaram a produtividade do município, hoje essa característica gera uma carência muito grande por mão de obra especializada.
EDUCAÇÃO
Há também outros segmentos que também se destacam por lá. E um deles é a educação que tem se tornado referência no sudoeste goiano.
Um dos principais índices que compõe o desenvolvimento social de um município é o da educação. E em Rio Verde esse segmento tem se tornado referência para toda a região. Hoje o número de alunos do ensino superior é quatro vezes maior que o de 2001.
A excelência na educação desde o início da vida acadêmica de um aluno é um fator diferencial para a cidade que procurar ofertar um maior número de mão de obra qualificada.
Com taxa de alfabetização de quase 95% e uma extensa variedade de cursos superior oferecidos, agora o desafio de rio verde é usar a educação e o apoio das escolas para amenizar alguns problemas que tem se agravado no meio da juventude da cidade.
SITE