
Mais do que um batalhador e empreendedor professor Walter Paulo Santiago é um exemplo de vida, um homem visionário que fez da educação sua ferramenta para construir um futuro de sucesso para si e para os outros. Natural de Goiânia, nasceu em 2 de outubro de 1941. Buscando melhores oportunidades, seus pais foram para a cidade de Rio Verde. O professor Walter teve sua primeira oportunidade de trabalho aos 10 anos como vendedor de jornais, mais tarde realizou trabalho pesados em olaria e como servente de pedreiro. Porém, a sede de conhecimento do garoto acabou impulsionando-o a buscar meios alternativos para aprender.
Aos 17 anos, já morando em Goiânia, o jovem Walter conseguiu finalmente cursar o primário. Em 1968, concluiu o Curso Técnico em Contabilidade no Colégio Rui Barbosa e chegou a ter um pequeno escritório de contabilidade, mas descobriu na educação a sua verdadeira vocação. Enquanto cursava direito na Universidade Federal de Goiás, passou a lecionar na rede estadual de ensino. Em 1978, criou o Colégio Padrão Universitário.
A causa da educação virou uma bandeira na vida do Professor Walter que decidiu levar o ensino superior ao interior do estado de Goiás. Em 1985, fundou a Faculdade de Anicuns com três cursos: Licenciatura curta, Pedagogia e Direito. Neste mesmo ano fundou também a Faculdade de Gurupi e em 1998 a Faculdade Padrão de Novo Horizonte. Em 2005 foi criada a Faculdade Padrão da Av. Anhanguera e a Faculdade de Quirinópolis.
Outra paixão do professor Walter é o esporte. Mesmo que não fosse um exímio jogador de futebol, seu talento para organizar competições acabou sendo revelado. O professor também passou a praticar e organizar eventos para corridas de rua. O Karatê começou a fazer parte de sua vida em 1982, e foi amor à primeira vista, uma modalidade que ele segue praticando. Além de lhe proporcionar melhor qualidade vida o esporte ainda trouxe outras alegrias a professor Walter. Carregar a tocha olímpica em 2007 foi um desses momentos. Sem sombra de dúvidas professor Walter Paulo Santiago é um verdadeiro exemplo de vida e uma personalidade goiana, prova disso foi a comenda Pedro Ludovico Teixeira que recebeu em 2006.