O homem, durante seu processo de evolução, começou a aperfeiçoar a forma de se locomover. A princípio utilizou couro de animais para proteger os pés durante as longas caminhadas e para atravessar rios e lagos, construiu as primeiras canoas feitas de troncos de madeira ou de bambus e juncos. Um dos primeiros meios de transporte terrestres que se tem registro foi o trenó puxado por animais ou por outras pessoas. A domesticação de animais facilitou o transporte, sendo utilizados cavalos, burros, camelos e bois.
Mas a grande revolução foi a invenção da roda, que data aproximadamente 3 mil anos a.C. na Mesopotâmia. Assim surgiram os primeiros transportes a tração animal. Na antiguidade, foram construídas as primeiras estradas pavimentadas de pedras, inauguradas pelos egípcios e aperfeiçoadas pelos romanos que as utilizavam para unificar seu Império.
A Revolução Industrial inaugurou um novo tempo para os transportes com a invenção da máquina a vapor. A tração animal foi sendo substituída por máquinas de transporte mais independentes, mais rápidas e eficientes. Datam desta época o barco a vapor e o nascimento das ferrovias que são um marco no desenvolvimento dos transportes de cargas e pessoas.
Na virada do século 20, o desenvolvimento do motor à combustão tornou o transporte rodoviário viável, permitindo a introdução do transporte mecânico particular. Nessa época foram construídas as primeiras rodovias. Em 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont exibiu o primeiro avião, uma forma bem mais rápida de transportar pessoas e cargas a longas distâncias.
Porém, foi apenas após a II Guerra Mundial que o automóvel e o avião ganharam maior destaque no transporte de passageiros. Ficando o ferroviário e hidroviário mais focado no transporte de cargas. As viagens aéreas evoluíram, tornando-se mais seguras para distâncias intercontinentais a partir dos anos 60 com a chegada do motor à jato.
Em 1964, os trens de alta velocidade na Ásia e Europa passaram a ser uma alternativa para passageiros venceram longas distâncias a um valor mais acessível que o das companhias aéreas. Porém, no Brasil, tanto o transporte de cargas como o de passageiros é feito predominantemente por meio rodoviário, apesar das dimensões continentais do nosso país e da presença de ricas bacias hidrográficas.