Chamada inicialmente de Matinha das Taveiras, depois de Campo Alegre e mais tarde de cerrado, a cidade ganhou o nome de Nerópolis somente 1930. Nessa época já havia sido desmembrada de Pirenópolis e pertencia à cidade de Anápolis.
O nome Nerópolis em homenagem ao senador goiano Nero de Macedo que muito fez pelo o seu estado, mas pouco pela cidade que leva seu nome. A cidade já foi considerada a "capital do alho do estado".
Elevado á categoria de município em 1948, a cidade de Nerópolis tinha como principal fonte econômica a agricultura.
A proximidade com a capital e com as principais cidades do estado, e a localização privilegiada - num entroncamento rodoviário estratégico facilitaram o desenvolvimento econômico e social de Nerópolis.
Fatores como esses atrairam industrias para a região, fazendo com o que a cidade deixasse de ser destaque de produtividade na agricultura para se destacar na industrialização desses produtos.
LOCALIZAÇÃO
Nerópolis está localizado no coração de Goiás, próximo às principais cidades do estado (Goiânia e Anápolis), e é cortado pela rodovia GO-080, com ligação ao norte pela BR-153 no sentido norte-nordeste brasileiro.
Conhecida como a cidade do doce, o município está localizado a apenas vinte e seis quilômetros da capital.
ECONOMIA
A economia de Nerópolis durante muito tempo se baseou na agricultura e agora abre as portas para a industrialização, o que tem refletido num crescimento extraordinário nos últimos dez anos.
Nerópolis nasceu a partir da atividade agrícola. No início da cidade, as terras férteis eram o principal atrativo. O município chegou a ser destaque nacional na produção do alho.
Hoje o município é conhecido pela sua grande produção de doces caseiros. Os doces de Nerópolis são revendidos no mercado interno e conhecidos em todo o país.
A boa fase na agricultura passou e hoje o município vive a fase da industrialização. E Nerópolis realmente tem uma vantagem nesse aspecto: uma localização estratégica para as indústrias que se instalam ali.