Mozarlândia teve início ao redor da capela de Nossa Senhora Aparecida, mas sua origem não está ligada a fé religiosa. A cidade surgiu depois da chegada dos agrimensores Mozart de Andrade Mota, Pedro Leite da Silva, e Edgar de Alencar Mota nas confluências dos córregos Barreirinho e Fogueira. O agrimensor Mozart de Andrade Mota conquistou terras, distribuía lotes e investia em plantações para produzir e investir na mão de obra e desenvolvimento do comércio no local, com a intenção de criar uma vila nordestina. O sonho de Mozart Andrade era criar uma vila nordestina, já que a população era predominante de nordestinos e mineiros.
Em fevereiro de 1956, o pequeno povoado situado no Vale do Araguaia, foi nomeado de Barreirinho. Dois anos depois, através da Lei Municipal n° 245, assinada pelo prefeito da cidade de Goiás, Brasil Ramos Caiado, a pedido do vereador Joy Martins, o povoado foi elevado à condição de Distrito, pertencente ao município de Goiás. O projeto do agrimensor Mozart de Andrade não se realizou, porém, em outubro de 1963, o município recebeu o nome de Mozarlândia em sua homenagem, já que ele foi um dos primeiros prefeitos e pioneiro do município.
Nesta época, o desenvolvimento da pequena cidade caminhava a passos lentos, a custa de muito trabalho braçal. Com poucos recursos, infraestrutura precária e pequenos comércios, os pioneiros de Mozarlândia muitas vezes tinham que sair da cidade em busca de provisões. Não era uma jornada fácil. Enfrentavam sol e chuva em busca de alimentos e serviços básicos. Outra carência na época era a saúde, sem hospitais e nem médicos, a população buscava nos farmacêuticos a orientação médica que necessitavam.
Somente no ano 2000, quando se instalou no município um frigorífico que a cidade deu um salto rumo ao progresso. A empresa gerou empregos e atraiu grandes comércios para a região e Mozarlândia tornou-se um pólo atrativo para investimentos. Hoje, a cidade está bem servida dos serviços básicos, conta com uma boa infraestrutura de escolas, hospitais, shopping. Mas ainda há uma larga caminhada pela frente e os administradores têm consciência de que precisam continuar trabalhando com seriedade e compromisso em prol do desenvolvimento de Mozarlândia. O município oferece qualidade de vida a sua população e quem viveu toda essa trajetória de luta, tem um verdadeiro amor pela cidade.