Natural de Itapagip Minas Gerais, Abílio Ferreira Neto, o Monteiro como ficou nacionalmente conhecido, integrou a famosa dupla Matão e Monteiro e é uma das figuras mais importantes da música sertaneja e romântica no Brasil. Em 1980, a dupla Mattão e Monteiro atingiu grande ascensão com a música Nuvem Passageira - composição de Mato Grosso e Mathias.
Considerados por muitos críticos e artistas do meio fonográfico como uma das mais belas e harmônicas vozes do gênero, a dupla construiu uma trajetória de 30 anos de sucesso. Foram quatro LPs, seis CDs e um DVD, com várias músicas que se tornaram hits e hoje servem de referência para os cantores atuais. Entre elas estão, além de Nuvem Passageira, Entre a Cruz e a Espada, Pago Dobrado, Envolva-me, Proposta, Deusa do Araguaia, dentre outras.
A dupla Mattão e Monteiro conquistou grande espaço na mídia, participando inclusive dos principais programas de TV. Mas nem tudo foram flores nessa longa caminhada. O fim da dupla com Mattão surpreendeu os fãs, embora não tenha significado o fim da carreira para Monteiro. Como o próprio cantor gosta de dizer: “quem nasceu pra cantar, não para nunca”. A nova etapa na vida e na carreira de Monteiro foi inaugurada com a nova dupla, formada agora em parceria com o filho do cantor, Fred Monteiro. A música e o talento na família Monteiro são passados de pai para filho.