E uma das carreiras mais disputadas nos vestibulares de todo o Brasil: a medicina. Considerado o pai da medicina, Hipócrates foi o precursor do pensamento científico nesta área, procurava detalhes nas doenças de seus pacientes para chegar a um diagnóstico, utilizando explicações sobrenaturais, devido à limitação do conhecimento da época.
O primeiro curso de medicina data de 1808. No Brasil, quem quer se tornar médico irá enfrentar vários anos de estudo, são seis anos de graduação e mais alguns anos de residência médica, dependendo da especialidade escolhida. Boa parte das instituições de ensino oferecem disciplinas práticas no início do curso para que o aluno vá se familiarizando com as atividades. Lidar com pacientes só a partir do terceiro ano, nas disciplinas profissionalizantes e no treinamento em atendimento. Após se formar, o aluno pode atuar em faculdades, hospitais, administrar centros de saúde, entre outros.
O salário inicial de um profisional desta área é entre dois mil a oitocentos mil reais, segundo o sindicato dos médicos de São Paulo, sendo que pode aumentar esse valor se for contratado por instituições públicas. O sudeste concentra cinqüenta e cinco por cento dos profissionais, enquanto Norte e Nordeste têm falta de médicos. São Paulo tem a maior concentração de profissionais. A Pontífica Universidade Católica de Goiás(PUC-GO) e a Universidade Federal de Goiás(UFG) são as únicas instituições do estado que oferecem o curso.