Situada na região noroeste do estado de Goiás o município de Jussara tem como principais atrativos as terras férteis e uma vegetação bastante rica. E foram esses fatores que fizeram com que, num passado recente, a cidade tivesse destaque no cenário nacional como um grande produtor de arroz.
A história do município de Jussara começa em 1943 quando imigrantes baianos chegaram na região atraídos pelas terras férteis e pela abundância de água. Formaram um pequeno povoado que recebeu o nome de colônia agrícola da água limpa. Mais tarde, em 1950, o povoado foi elevado á condição de distrito. Mas, a emancipação política de fato aconteceu somente oito anos depois.
Com a grande oferta de terras na região, foi apenas uma questão de tempo para que os imigrantes começassem a desenvolver a atividade agropecuária, que foi a primeira fonte de renda do povoado.
Já na década de 1980, emancipado e nomeado Jussara, numa homenagem a primeira goiana eleita miss Brasil, o município se destacou no cenário nacional como um grande produtor de arroz, fator que contribuiu para um rápido desenvolvimento da região.
Mas, no início da década de 1990 em meio ás peculiaridades da produção do arroz, houve o repentino fim dessa cultura e o município ficou sem nenhum grande destaque de produtividade. Hoje, as principais atividades econômicas da cidade são o comércio, a pecuária de corte e a pecuária leiteira.
A formação do município de Jussara não foi fácil, mas as riquezas naturais da nossa terra atraíram muitos imigrantes que se estabeleceram por lá e deram início ao desenvolvimento da região.
Hoje o município de Jussara sofre com a estagnação. O número de habitantes da cidade cai uma média de 0,5 por cento ao ano. A explicação para esse marasmo que ronda a cidade é um consenso entre todos os jussarenses: a falta de uma grande indústria no município.
Por isso há uma grande expectativa por parte da população para a chegada de indústria no município. Principalmente por parte dos empresários, já que essas indústrias acabam mexendo com todos os setores da economia e alavancando o crescimento da cidade.
E o comércio de Jussara tem sido a principal atividade econômica do município representando cerca de sessenta por cento de toda a geração de renda da cidade.
O empresário Wanderley Vicente, que há tempos chegou na cidade e há quase trinta anos é dono do próprio negócio em Jussara, não tem do que reclamar.
Jussara hoje tem pouco mais de dezenove mil habitantes e sem dúvidas uma grande indústria movimentaria bastante o município e alavancaria o desenvolvimento dessa região.
Outra atividade que se destaca na cidade é a agropecuária, já que estão localizados no município grandes criadores de gado de corte. A atividade leiteira também é de grande importância no município, configurando-se como uma das bacias leiteiras que mais crescem no estado.
Outra produção que tem crescido e se destacado é a apicultura. O município de Jussara produz cerca de treze mil kilos de mel por ano.
Jussara conta ainda com uma vegetação cheia de riquezas naturais. Frutos como o barú e o babaçu são abundantes na região, um enorme potencial econômico que ainda não foi devidamente explorado.