Foi o idealismo e a união de fazendeiros que deram origem ao município de Itaguari, uma história que teve início por volta da década de 40. O professor José Eduardo do Couto Neto vivenciou essa história, pois, além de ser neto de dois dos doadores das terras que hoje formam a cidade, fez ainda um estudo sobre essa trajetória. Outro pioneiro que também tem grande conhecimento no assunto é o professor Joaquim Marques Cardoso que, juntamente com o professor José Eduardo, estudaram essa história, dando origem ao livro História de Itaguari.
Filhos de Itaguari José Eduardo e Joaquim Marques recordam-se de um tempo que a cidade não oferecia praticamente nenhuma infraestrutura. Como em tantos outros municípios goianos, os pioneiros de Itaguari também precisaram enfrentar grandes dificuldades no trajeto entre o município e a cidade mais próxima.
Para melhorar a qualidade de vida de sua população, Itaguari passou por um processo de grandes transformações em sua economia. E foi essa última atividade econômica que trouxe para a cidade os ventos do progresso. As indústrias de confecções não só geraram renda e emprego para o município, como também mudaram a cara do comércio local.
Dia 30 de dezembro de 2014 Itaguari completa 27 anos de emancipação e desde a época de povoado conserva suas tradições, para a população Itaguarina, o regaste e a preservação da cultura é um fator de grande importância. Para os pioneiros é motivo de orgulho fazer parte dessa história, algo que pode ser comprovado pelas demonstrações de carinho e amor pela cidade natal.