O município de Iporá foi emancipado em dezenove de novembro de 1948, mas sua história começou muito antes dessa data, época do Brasil Império. O povoado teve origem por volta do ano de 1832 e atividade inicial foi o garimpo. Com a decadência do ouro, no final do século XIX, foi preciso buscar uma nova atividade econômica, mas como a região onde hoje se localiza o município de Iporá, era praticamente inacessível a introdução da agropecuária não foi fácil, porém foi a partir do ciclo do gado que a região de Iporá começou a passar por importantes transformações.
Assim como tantos outros municípios goianos a formação de Iporá, também se deu por meio de doações de terras, de acordo com o doutor Elias Araújo Rocha Filho, pioneiro na região, foi Eupídio Paes de Toledo, filho de Joaquim Paes de Toledo, mais conhecido como Quinca Paes, quem convenceu o pai a doar cem alqueires de terras para a construção da sede do município, e foi nessa época que se traçou o plano urbanístico da cidade, o qual é formado por ruas e avenidas largas. Inicialmente a cidade recebeu o nome de Itajubá, porém ele não permaneceu por muito tempo, com a chegada de um novo líder político o pequeno distrito ganhou o nome de Iporá, que permanece até hoje.
Esse novo líder trouxe novamente para a região o garimpo, o que fez o pequeno distrito de Iporá viver um período de muita violência. Como Iporá ainda era distrito da atual cidade de Goiás, na época capital do estado, o prefeito nomeou Elias Araújo Rocha como Juiz de Paz, na intenção de garantir o cumprimento da lei na região, o que acabou gerando mais uma briga política na região, mas toda essa disputa acabou se tornando positiva, pois o resultado, foram benfeitorias para a população local.
No início de sua formação Iporá era formado por uma grande extensão, porém as administrações políticas dividiram a região, que acabou dando origem a vários outros municípios, que de certa forma foi benéfica, pois foi exatamente essa divisão que transformou Iporá em um município polo, se tornando referência em diversas áreas, além da saúde, essa explosão demografia logo afetou também o segmento comercial, que sofreu um boom de desenvolvimento, hoje Iporá é auto sustentável, contando com um comércio e prestação de serviços bastante diversificado. A educação é outra área que evoluiu muito na cidade e tem contribuído significativa para o desenvolvimento de Iporá. Apesar dessa grande transformação, Iporá também não deixou de lado a atividade economia que deu início ao desenvolvimento do município.
Outro fator que os pioneiros de Iporá fizeram questão de conservar foi suas tradições e cultura, a cidade se destaca a nível nacional, na realização de diversos eventos, dentre eles a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora Auxiliadora, o Encontro Nacional dos Muladeiros, o Carnaval e outros. Iporá também se destaca no segmento de turismo, o município conta com lugares perfeitos, para a prática de esportes radicais.
No aspecto de industrialização Iporá está começando a caminhar, mas as expectativas são as melhores. Sem dúvida Iporá se transformou em um excelente município tanto para se morar como também para se investir.