
Localizado na Região Sudoeste de Goiânia, O jardim Europa surgiu no ano de 1956. A ocupação teve vários momentos. O primeiro deles foi uma invasão próxima às margens do Córrego Macambira. Já a ocupação pelos moradores que adquiriram lotes foi muito lenta e só começou com mais intensidade a partir dos anos 80. O nome do bairro é denominado em inspiração ao continente europeu. As ruas e avenidas largas do bairro também foram batizadas com os nomes de CIDADES e países europeus como ITALIA, DINAMARCA, INGLATERRA e por vai.
Com pouca demanda, não havia linha de transporte coletivo para o bairro. Para quem precisava do serviço, o jeito era, primeiro andar a pé, para depois embarcar no ônibus. Aliás, a Vila União, vizinha ao Jardim Europa, era o ponto de apoio dos moradores. Tudo que eles precisavam tinham que recorrer à Vila União. Até mesmo para fazer compras. A Dona Dilma que mora aqui há mais de 50 anos sabe muito bem das dificuldades enfrentadas naquela época.
E assim o tempo foi passando e o setor melhorando. Para um bairro que não tinha transporte coletivo, hoje no jardim EUROPA fica localizado um dos terminais mais movimentados de Goiânia, o terminal das bandeiras. Além de abriga várias entidades, instituições, órgãos públicos e muitas empresas privadas, de pequeno a grande porte. E tudo que foi chegando, foi comemorado com alegria pelos moradores.
E como a dona Dilma e o senhor Vaniho, moradores raízes do Jardim Europa tem muitas histórias para contarem sobre o bairro. Vaniho que se mudou para o Jardim Europa nas décadas de 70, conta que demorou muitos anos para o bairro receber os benefícios.