Considerada entre as cidades que mais cresceram nos últimos anos no estado goiano, o município de Goianira, está localizada bem próxima da capital, apenas 22 quilômetros. Com essa proximidade, a cidade viveu por muito tempo em estado de dependência. Entretanto, nos últimos anos este cenário tem mudado. No momento, tem aumentado as expectativas com a chegada da ferrovia norte sul ainda em construção.
A origem de Goianira está ligada a religiosidade, pois foi a partir da construção de uma capela, ao homenagear São Geraldo naquela localidade, que o povoado passou a existir, sendo chamado primeiramente pelo nome do próprio santo, até se tornar a encantadora Goianira de hoje.
Em meados da década de 20, antes da construção de Goiânia, o povo goianirense vivia basicamente da agricultura de subsistência. Os poucos comércios que existiam se davam a beira das estradas entre a famosa Campininha das Flores e Cidade de Goiás. Somente na década de 30, que o distrito de São Geraldo viu a oportunidade batendo-lhe na porta, com a construção da nova capital. Então o modesto povoado passou a fabricar madeiras contribuindo para a construção de grandiosos prédios de Goiânia.
Com isso, a capital goianiense foi construída com o suor de muitos trabalhadores de Goianira. E por muitos anos a região servia de mão de obra para a mais nova capital.
ECONOMIA
Hoje a população não precisa ir até a capital para encontrar produtos e serviços que precisa. A cidade não é mais aquela menina tímida, se mostra corajosa e aberta para futuros desafios. Goianira se dedicou a construção da capital e com paciência e sabedoria esperou o desenvolvimento chegar. Agora respira novos ares, o comércio local se mostra em franca expansão e o pólo industrial já conta com importantes empresas. No momento, tem aumentado as expectativas com a chegada da ferrovia norte sul ainda em construção.
Goianira vem crescendo espantosamente. De acordo com o ultimo censo, a população dobrou, já são mais de 30 mil habitantes. Vários setores têm contribuído para esse desenvolvimento. Muitas empresas que antes não encontravam atrativos para investir na cidade hoje, já enxergam o município com outros olhos.
O impulso econômico da região agita todo o comércio. As famílias de trabalhadores começaram a investir e modernizar seus estabelecimentos. A cara da cidade é outra, dinâmica e desafiadora
O estabelecimento de novas empresas na região trouxe esperança de novos empregos para a população. Hoje, Goianira é respeitada, não é mais uma cidade dormitório. E mostra que tem muito a oferecer não só como pólo industrial, mas na área da educação também. Aliás, um setor que é de grande importância e tem feito a diferença para o crescimento do município é a educação. Na cidade, a população está muito bem amparada neste sentido. Além de professores capacitados, são utilizados equipamentos tecnológicos de primeiro mundo, como a losa digital.
Mesmo com a ferrovia norte sul ainda em construção, o município já sente os reflexos de sua chegada. Várias empresas já se mostram interessadas em se instalarem na região. A procura por terras e salas comerciais tem aumentado consideravelmente, valorizando muito mais a cidade. Com este novo fato, a existência da ferrovia, certamente será um marco histórico na economia, não apenas no município de Goianira, mas também em várias outras cidades goianas. Sem dúvida, este será o caminho para a realização de um grande desenvolvimento.