Para falar do Setor Santa Genoveva, antes precisamos conhecer também um personagem muito importante dessa história, Dr. Altamiro de Moura Pacheco. Nascido em Bela Vista ele veio para Goiânia na década de 30, onde realizou grandes obras, dentre elas a doação de 100 lotes para instituições de caridade no bairro e outros 904 para a construção do aeroporto de Goiânia, o qual recebeu o nome de Aeroporto Internacional Santa Genoveva, uma homenagem feita à mãe de Dr. Altamiro, dona Maria Genoveva de Moura Pacheco, que também era devota da santa de mesmo nome, o Setor Santa Genoveva também foi assim denominado pelas mesmas razões.
Outra característica marcante na personalidade de Dr. Altamiro que acabou refletindo no setor foi à preocupação com a natureza, hoje o bairro ainda preserva importantes áreas verdes, uma delas é o Bosque do Café. Essa preocupação ecológica também se reflete nos nomes das ruas e avenidas do bairro, elas homenageiam algumas obras de artistas plásticos e outras a fauna e a flora brasileira.
O Aeroporto Internacional Santa Genoveva foi inaugurado em 05 de setembro de 1955, mas até a década de 80 o bairro ainda era carente de benefícios públicos, de acordo com os primeiros moradores, as ruas não tinham asfalto, nem água tratada e muito menos esgoto, as casas eram pouquíssimas.
Para mudar essa situação foi preciso muita luta, e a união dos moradores foi fundamental, no final da década de 80, início dos anos 90 eles se organizaram e fizeram um movimento reivindicando melhorias para o bairro que padecia com a falta de infraestrutura. Aos poucos os benefícios foram chegando, mas não foi assim tão fácil, conforme relatou seu Roldão, o asfalto por exemplo quando chegou ao bairro, cada morador teve que pagar por ele, e como nem todos tinham condições de pagar à vista eles parcelaram o pagamento.
Outro movimento que vale ressaltar foi à luta de dona Maria Socorro esposa de seu João Sobreira, um dos integrantes da comissão que lutava por melhorias no bairro, para oferecer as crianças daquela época uma escola, e com a ajuda da Igreja Santa Genoveva ela conseguiu, fundou a Escola Padre Lima, instituição que cresceu e ainda hoje oferece educação de qualidade as crianças da região.
Enquanto o desenvolvimento não chegava de vez ao Setor Santa Genoveva, alguns moradores tiravam proveito da situação precária, os lotes baldios serviam como terrenos para plantio de alimentos, claro que apenas para o consumo da família.
Cercado por outros bairros de grande influência na capital como o Jardim Guanabara, Setor Jaó, Negrão de Lima e Goiânia 2, o Setor Santa Genoveva se desenvolveu, hoje se apresenta como um bairro nobre, em sua maior parte conservou as residências, mas em sua principais ruas e avenidas surgiram grandes indústrias, o que acabou gerando um certo desconforto para os moradores.
Porém apesar desse desenvolvimento econômico o Setor Santa Genoveva ainda é carente no que se refere ao comércio e prestação de serviços, são nos bairros vizinhos que os moradores buscam suprir suas necessidades básicas.
Mas no que se refere a saúde o setor está bem servido, é no bairro que está localizado um hospital idealizado para ser um centro médico de alto padrão e que se tornou referência no Centro-Oeste, o Hospital Santa Genoveva.
Já o Aeroporto Internacional Santa Genoveva, outro que deveria ser o cartão postal não só o bairro como também de Goiânia, ao invés disso as obras da tão sonhada reforma que ampliaria a capacidade do aeroporto foi embargada pelo Tribunal de Contas da União em 2007, desde então a situação virou um verdadeiro pesadelo e o cartão postal acabou ficando desbotado.
Mas Apesar desses pontos negativos, o Setor Santa Genoveva é uma excelente opção tanto para se morar quanto para se investir.