Observando o movimento intenso e o forte comércio não dá pra imaginar que o Setor Rodoviário, já foi um dia um lugar pacato, que existiam no bairro córregos límpidos, predominava uma extensa variedade de frutos e animais silvestres passeavam livremente.
Mas é verdade, toda essa região que hoje compreende o Setor Rodoviário e bairros vizinhos pertenciam aos padres redentoristas que vieram da Alemanha no final do século XIX, ainda hoje é possível observar algumas influencias a Rua dos Missionários, por exemplo,é uma homenagem aos redentoristas.
E mesmo depois de loteada a região ainda viveu na calmaria durante muitos anos, dona Floraci da Silva Ferreira, moradora do Setor Rodoviário desde 1964, nos relatou que nessa época o bairro ainda parecia uma roça, não tinha asfalto água tratada e poucas casas possuíam energia elétrica, quem desejasse obter o beneficio tinha que ajudar comprar o poste para que a Celg instalasse.
Seu Mario Nazaré e dona Maria Helena também são outros pioneiros que chegaram pouco depois de Dona Floraci, ainda na década de 60, e assim como ela enfrentaram muitas dificuldades, de acordo com eles as ruas eram só buracos, em algumas nem carroça passava.
Seu Claudino Nunes Valadão, também conhece bem essa história, ele é mais um dos pioneiros que acompanhou desde o inicio a evolução do bairro, ele se lembra de que em sua infância saia com os amigos para caçar, pescar e até tomar banho nos córregos.
Naquela época a maior movimentação do local ficava por conta dos chacareiros que possuíam propriedades na região onde hoje está localizado o Bairro Goiá.Tudo era tão tranqüilo que as mães deixavam as crianças livrespara brincarem pelas ruas.
A união dos moradores naquela época é outra característica marcante que até hoje está viva na memória dos pioneiros, seu Claudino se lembra das festas e reuniões com saudades, lembra ainda que era sua mãe quem aplicava injeções nas pessoas quando precisavam, já que o bairronaquela época não possuía nenhuma farmácia e nem mesmo posto de saúde.
Outra lembrança que dona Floraci guarda dessa época,é a construção da Paróquia São Cristovão, conforme ela nos relatou a igreja começou como uma pequena capela e foi construída através de um mutirão feito pelos moradores.
A Paróquia foi um dos fatores que contribuiu para o desenvolvimento do bairro, até a década de oitenta a igreja realizava muitos projetos voltados para as famílias, o que atraia novos moradores e os uniam devido à realização de diversas atividades.
A instalação do DERGO – Departamento de Estradas e Rodagens na região, também teve uma boa parcela de contribuição no crescimento do Setor Rodoviário, isso em função da oferta de empregos.
Localizado entre a Cidade Jardim, Setor Esplanada do Anicuns, Vila Aurora e Setor dos Aeroviários, o Setor Rodoviário também está encostado em Campinas, um dos maiores polos comerciais de Goiânia, e é por estar tão bem localizado que no setor estão sediadas diversas empresas dos mais variados segmentos e tamanhos.Cortado pela Avenida Anhanguera o bairro também abriga o terminal 19 ou terminal do Dergo como é mais conhecido essa importante estação do transporte coletivo da grande Goiânia, o que gera uma grande circulação de pessoas e contribui para que o setor faça parte de um dos mais importantes eixos de desenvolvimento econômico da cidade. O bairro vizinho Setor Aeroviário também abriga um dos terminais rodoviários de Goiânia, e recebe diariamente centenas de passageiros que chegam quer seja a passeio, a negócios ou para tratamento de saúde. Com tantos fatores positivos, o Setor Rodoviário aos poucos, foi ganhando cara nova, principalmente porque a região é uma das portas de entrada da capital, fator que acabou atraindo os olhares atentos de centenas de empreendedores.
E foram essas empresas dos mais variados segmentos, principalmente do setor de autopeças, que transformaram radicalmente o pacato Setor Rodoviário e toda essa região em um local extremamente movimentado, mas toda essa transformação acabou assustando os pioneiros.
O progresso realmente tomou conta de quase todo o bairro, o Setor Rodoviário que em seu inicio era praticamente residencial, hoje é o oposto, em sua maior parte predomina o setor empresarial.
Mas mesmo com tanto progresso, ainda sim, o bairro apresenta algumas carências que precisam ser observadas pelas autoridades, conforme o relato dos moradores o setor precisa de mais segurança, outros querem também áreas de lazer.
Carências a parte, já que está é uma característica que se apresenta praticamente em toda a cidade, moradores e empresários estão felizes e orgulhosos de fazerem parte da história do Setor Rodoviário.