
A Vila Novo Horizonte está na região sudoeste da capital.Por muito tempo, a Vila Novo Horizonte foi à última fronteira da região sudoeste de Goiânia. Era a periféria da periferia da cidade, mas essa realidade há muito foi modificada.
Uma das grandes carências da região era o asfalto. O curioso era que um outro conjunto construído recentimente ao lado do Setor já era asfaltado na época chamado de Cachoeira Dourada. O incomodo com a falta de cimento preocupava os moradores que quando passavam para o bairro de Cachoeira Dourada eram recebidos com brincadeira para que limpasse os pés antes de entrar na comunidade.Mas a falta de asfalto não era nada, se comparado à falta de uma unidade de saúde. O hospital mais próximo do bairro ficava no setor oeste, há cerca de seis quilômetros daqui. Como o transporte era difícil, quando algum morador ficava doente, era um verdadeiro deus nos acuda.
O conjunto foi construído em duas etapas e as ruas nomeadas com letras de a A à D seguidas de números. Na primeira etapa foram 800 casas de quatros padrões, as menores com área de 35 m² e as de maior porte, com 50 m². Segundo o engenheiro José Muniz, o tamanho das casas foi objeto de aperfeiçoamento do primeiro projeto, feito para a Vila Redenção. O engenheiro analisa ainda que apesar de todas as queixas dos primeiros moradores, todo o projeto do Novo Horizonte foi melhorado em relação aos outros conjuntos habitacionais construídos anteriormente.
O tempo passou e muita coisa mudou.O Novo Horizonte já não é mais aquele bairro distante. Está no cruzamento das avenidas César Lattes e Domiciano Peixoto era o fim do bairro e também da cidade. Daqui pra frente fazendas e só uma estradinha de chão que ia para Aragoiânia.
Hoje quase 40 anos depois olha isso está totalmente habitado e Goiânia e Aparecida de Goiânia confundem, não há mais zona rural entre as duas e a zona urbana de Aparecida só vai ter fim há muitos quilômetros daqui.
DESENVOLVIMENTO
A década de 80 marcou definitivamente a mudança na cara do bairro. A cidade toda cresceu e na direção sudoeste a velocidade foi maior. A partir daí os loteamentos já existentes foram rapidamente ocupados e outros tantos foram surgindo até que toda a região fosse tomada por novos bairros. Hoje o conjunto é acesso para diversos desses bairros de Goiânia e Aparecida. E até o engenheiro responsável pelo projeto se admira com a valorização local.
Se antes os moradores tinham que buscar longe a assistência à saúde, hoje pessoas de outros bairros se aglomeram aqui no centro de atendimento médico integrado, o CIAMS do Novo Horizonte. Isso sem falar nas inúmeras clínicas particulares. O comércio antes restrito a duas quadras na Avenida César Lates, hoje ocupa quase toda a via e muitas ruas secundárias. E a diversidade é generosa. Agências bancárias, praças urbanizadas, casas ampliadas.É o bairro já não é mais o mesmo
O crescimento foi tanto que chega até atrapalhar moradores que tanto gostavam do sossego inicial.