Cercado por importantes bairros como o Jardim Europa, Vila Rezende, Vila União, Vila Bela, Parque Anhanguera e Jardim América, o Jardim Planalto está localizado na Região Macambira Cascavel, um local privilegiado pelo grande desenvolvimento, e o Jardim Plantalto, conseguiu acompanhar o progresso de todos esses bairros, atualmente oferece a população local uma excelente qualidade de vida, mas nem sempre foi assim. Quandos os primeiros moradores chegaram ao bairro o local era na realidade uma grande fazenda, de acordo com seu Abedias José Coelho até o gado ainda pastava na região.
Senhor Pedro Lacerda Ramos outro pioneiro que chegou ao bairro em 1975 encontrou muitas dificuldades, inclusive para construir sua casa, isso devido à total falta de infraestrutura da região, nessa época nem ruas abertas não havia, para que o caminhão levasse os materiais de construção até sua obra ele teve que pagar peões para abrir as ruas com machado, picareta e enxadão.
Quem também conheceu o Jardim Planalto em seus primórdios foi dona Anedina Ana Pedroso, e apesar das dificuldades da época ela se recorda do passado com saudades. Como era tudo pasto e cerrado ela saia na região colhendo frutos, como o pequi, guariroba, dentre outros.
A falta da energia elétrica era uma das deficiências do bairro que mais incomodava os primeiros moradores, tanto que vários ajudaram para que o benefício chegasse ao Jardim Planalto, alguns dos postes foram comprados pelos próprios moradores.
Durante toda a década de 70 e inicio dos anos 80 as características do bairro era de muita simplicidade, assim também eram as casas, e os poucos moradores se arranjavam como podiam, água era puxada no sári, banho ou esquentava a água ou era fria mesmo.
Dona Anedina se recorda ainda que a falta de infraestrutura, não era privilegio somente do Jardim planalto, naquela época toda a região sofria com a falta dos serviços básicos, o Jardim América e Vila União era tudo terra, quando ventava subia aquele grande nuvem de poeira. Senhor Pedro Lacerda se recorda ainda, que asfalto nessa época só na Praça Tamandaré.
Um outro serviço que o bairro também não dispunha era o transporte coletivo, quem dependia dele para se descolar era obrigado a fazer uma longa caminhada até a Vila União.
Anos e anos se passaram e aos poucos o progresso foi chegando, hoje o bairro se apresenta completo no que se refere a infraestrutura necessária para se ter qualidade de vida e quem fez parte dessa história de desenvolvimento tem orgulho.