Para falarmos da Educação Física, precisamos voltar no tempo, na época da pré-história, isso porque quando o homem sentiu a necessidade de caçar, lutar ou até mesmo fugir para sobreviver, ele deu inicio ao que hoje, conhecemos como educação física. O desenvolvimento dessa atividade aconteceu gradativamente conforme a evolução cultural dos povos, sempre conectada aos sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos das sociedades, e cada país apresentava interesses diferentes. A Grécia, por exemplo, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, a educação física visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto, na China pregava os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas além do caráter guerreiro, na Índia no começo do primeiro milênio, os exercícios físicos eram tidos como uma doutrina por causa das "leis de Manu", uma espécie de código civil, político, social e religioso. Era indispensável às necessidades militares além do caráter fisiológico, já no Japão a importância da Educação Física, era ligada aos fundamentos médicos, higiênicos, fisiológicos, morais, religiosos e guerreiros, no Egito a ginástica egípcia já valorizava o que se conhece hoje como qualidades físicas tais como: equilíbrio, força, flexibilidade e resistência. Já usavam, embora rudimentares, materiais de apoio tais como tronco de árvores, pesos e lanças. Na década de oitenta, após o período da ditadura militar, a prática de esportes passou a ser vista de forma mais ampla, formando-se os primeiros grupos profissionais, porém a profissão de Educação Física só foi regulamentada em primeiro de setembro de 1998, através da lei federal de número 9.696/98. E bem mais recente foi sua introdução nas escolas, somente da década de 20. A Educação Física tem uma vantagem educacional que poucas disciplinas têm: o poder de adequação do conteúdo ao grupo social em que será trabalhada. Esse fato permite uma liberdade de trabalho, bem como uma liberdade de avaliação, do grupo e do indivíduo, por parte do professor, que pode ser bastante benéfica ao processo geral educacional do aluno. No inicio as mudanças na Educação Física ocorriam de forma mais lenta, mas há cerca de duas décadas a velocidade na transmissão de informações e com a facilidade ao acesso aos novos estudos e publicações, essa evolução tem acontecido de forma mais rápida e abrangente. O campo de trabalho dos profissionais de educação física cresceu bastante nos últimos anos, hoje, seus campos de atuação vão desde a sala de aula, para os licenciados, até academias de ginástica, piscinas, clubes esportivos, clubes de recreação, condomínios, clínicas, empresas (ginástica laboral), hospitais, hotéis, spas, asilos, navios, ONGs, e escolas de dança para os egressos do Bacharelado em Educação Física. A Educação Física é vista hoje como agente de saúde, estética, melhoria da condição atlética, recuperação física, dentre outras funções, daí a importância de sua regulamentação e da fiscalização continua. A primeira escola de Educação Física no Brasil surgiu em São Paulo, hoje só em Goiânia são várias as universidades que oferecem esse curso, mas para se tornar um bom profissional é preciso se graduar e estar sempre em aperfeiçoamento.