
O casamento faz parte de uma antiga tradição, envolvendo rituais religiosos, sociais e culturais. Nos tempos atuais, embora alguns casais prefiram pular essa etapa, passando simplesmente a morar juntos, ainda há muitos que não abrem mão de entrar na igreja com toda a pompa e circunstância. Não basta apenas dizer um simples “sim” diante de um líder religioso ou juiz de paz, as cerimônias de hoje acabaram adquirindo status de superproduções dignas da realeza.
Nem sempre foi assim. Antigamente, o casamento tinha como finalidade principal unir duas famílias e permitir que se perpetuassem em seus descendentes. Eram comuns os casamentos arranjados pelas famílias, principalmente as nobres, onde os noivos só iriam se conhecer no altar. O casamento por amor é relativamente recente, passando a ocorrer após a Revolução Industrial, quando as mulheres entram no mercado de trabalho, adquirem o papel de produtoras e deixam de depender economicamente da família.
O véu, a grinalda e o emblemático vestido branco ainda povoam o imaginário das noivas do século XXI e estão bem longe da singela simplicidade de outrora. Festas para centenas de pessoas e eventos dignos de Hollywood estão cada vez mais na moda, contanto que a noiva e sua família possam pagar. O casamento contemporâneo, passou por grandes mudanças ao longo do tempo e tornou-se uma verdadeira indústria que movimenta um mercado que não para de crescer.
O evento inclui igreja, salão de festas, decoração, buffet, cobertura de filmagem e fotografias, e, é claro, a produção da noiva que começa pelo tão sonhado vestido de princesa. É um segmento muito promissor que movimenta grandes valores. Uma cerimônia, qualificada como simples, não fica por menos de 10 mil reais. Uma das profissões bastante procuradas pelos noivos e seus famíliares para ajudá-los a planejar e organizar um megacasamento é o profissional de cerimonial. Em Goiânia há várias instituições de ensino focadas no Curso de Cerimonial e Eventos, como por exemplo a Pontifícia Universidade Católica de Goiás que implantou o curso em 1999 como uma extensão universitária e posteriormente criou a graduação superior em Cerimonial e Eventos.
Não importa se é uma festinha ou uma superprodução, casar e dividir a vida com alguém continua sendo um desejo, um sonho em que as pessoas estão dispostas a apostar. E quem vai dizer que realizar sonho tem preço?