Localizado na região Sul do Estado de Goiás, o município de Buriti Alegre surgiu em 1910, a partir da doação de um terreno pela Sra. Ana Rita do Espírito Santo para a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora D`Abadia. As festas anuais em louvor à Santa acabaram gerando um povoado que foi formado, principalmente por pessoas originárias do Triângulo Mineiro. De início, a principal atividade econômica era a pecuária, com destaque para a criação do gado Zebu.
Em junho de 1914, pela lei Municipal nº 72, Buriti Alegre foi elevado à condição de distrito e em 1927, emancipa-se do município de Itumbiara, conquistando o status de cidade pela lei Estadual nº 821. Em novembro de 1935 passou a ser sede de comarca, tendo jurisdição o município de Água Limpa. No final da década de 40 e início dos 50, a cidade sofre uma grande crise com a construção da BR 153, pois todo o fluxo de veículos que passava dentro de Buriti Alegre acabou sendo desviado, o que provocou um baque na sua economia.
Mas assim como a Fênix, lendário pássaro da mitologia, o município renasceu das cinzas devido ao empenho de sua população e empreendedores. Hoje Buriti Alegre respira outros ares, os ventos do progresso têm sido generosos e a administração atual também tem feito sua parte, tornando a cidade um excelente lugar para morar e investir. O turismo também é outro atrativo do município. O belo Lago das Brisas, cartão postal de Buriti Alegre, vale a visita.