
O arquiteto é o profissional responsável pelo projeto, supervisão e execução de obras de arquitetura. Mas embora estas sejam suas principais atividades, o campo de atuação de um arquiteto envolve todas as áreas relacionadas ao controle e desenho do espaço habitado, como o urbanismo, o paisagismo, e diversas formas de design.
A arquitetura é uma profissão encantadora, pois é examente essa arte que transfoma um simples ambiente em um local sofisticado, com requinte e bom gosto observando é claro a questão funcional. E não podemos deixar de mencionar que são os arquitetos urbanistas que pensam os espaços urbanos, projetando bairros que ofereçam ao cidadão, um ambiente saudável, priorizando a qualidade de vida e a convivência harmoniosa entre os moradores entre si e entre os diversos tipos de equipamentos e serviços existentes na urbe.
O sistema de regulamentação profissional foi oficializado em 1933, através da fundação do primeiro CREA no Rio de Janeiro. Porém, a profissão existe formalmente no país desde a fundação da Escola Nacional de Belas Artes, também no Rio de Janeiro, no início do século XIX.
No Brasil a profissão de arquitetura até recentemnte era regularizada e fiscalizada pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e pelos seus conselhos regionais, mas desde de 2011 foi aprovada a lei que criou o Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo e os conselhos regionais, que atualmente estão em fase de implantação em todos os estados do Brasil.Quem deseja se tornar um arquiteto em Goiânia tem várias opções podendo procurar o curso de arquitetura e urbanismo na PUC Goiás, na UFG e na UNIP ou mesmo em Anápolis na UEG e na Uni Evangélica.