São mais de 300 mil habitantes, gente que faz de Anápolis uma das mais importantes cidades de Goiás, com suas coloridas praças, suas ruas sempre com um intenso vai e vem, de pessoas e carros, uma cidade cheia de vida e de história, a qual teve origem pelos meados do século XVIII, inicio da década de 70.
A cidade surgiu ás margens do Ribeirão das Antas e foi marcado pelos tropeiros que iam em direção às lavras de ouro de Meia Ponte (Pirenópolis), Corumbá de Goiás, Santa Cruz, Bonfim (Silvânia) e Vila Boa (Cidade de Goiás). Nessa mesma época construíram uma capela em homenagem a Santa’Ana, padroeira da cidade. Deixando os sonhos de riqueza de lado pela falta do ouro, muitos tropeiros desapontados com a mineração decidiram se fixar na região. Optando pelas margens do rio das Antas para estabelecer moradia e explorar a terra. O povoado se tornou o município Freguesia de Santana e no dia 31 de julho de 1907 foi emancipado passando a se chamar Anápolis.
Na década de 70 Anápolis se tornou Área de Segurança Nacional abrigando a Força Aérea. Hoje Anápolis possui o segundo maior PIB de Goiás, conta com os principais pólos industriais e farmacêuticos goianos e caminha para se tornar um centro de excelência na distribuição de produtos para todo o Brasil e para o exterior. Anápolis é considerada a cidade mais competitiva do estado.
Com o funcionamento da montadora de veículos da marca sul-coreana Hyndai e da montadora de aviões holandesa a Rekkof Aircraft que irá produzir modelo da extinta Fokker com capacidade de produção de até 160 aeronaves por ano de pequeno, médio e grande porte, o setor industrial de Anápolis, se tornou mais imponente. Outras grandes empresas como Ambev, Fri-Ribe Rações, Arroz Brejeiro, Friboi, Plumatex, Babioli, Belma Alimentos, Laboratório Uniphar e Suplemente também apostam no desenvolvimento da cidade.
Anápolis se tornou um grande distribuidor de produtos para todo o país, tudo isso através do porto seco e terminal alfandegado de uso público, que é destinado a armazenar mercadorias importadas ou a exportação, que facilitam as operações para o comércio exterior.
Segundo dados do IBGE de 2010, o município ficou em segundo do Estado em produção de riquezas, por ter participação de 10,3% no Produto Interno Bruto (PIB) estadual. As áreas que se destacaram naquele ano foram as de produção de automóveis medicamentos, óleos vegetais, ferroligas, máquinas e equipamentos para a agropecuária. Com o intuito de atrair empresários interessados em investir, a cidade terá em 2015, uma nova central de logística que promete movimentar cerca de 8 milhões de toneladas de caga. Contará ainda com um aeroporto de cargas que trará maior competitividade, com uma pista de 3,3 metros e estará integrado ao Porto Seco e à Plataforma Multimodal. O objetivo da criação da Plataforma Logística e Multimodal através de políticas públicas para o desenvolvimento econômico regional. Estudos apontam investimentos de R$ 570 milhões nos cinco primeiros anos, e ao longo de 25 anos totalizaram cerca de R$ 1,5 bilhão.
Mas Anápolis não vive apenas das indústrias instalados no município, devido sua excelente localização a cidade atraiu grandes investidores e hoje conta com um comercio forte e diversificado, abriga ainda grandes instituições de ensino superior, que qualificando mão de obra especializada.
Com seus 106 anos, Anápolis sem sombra de dúvida é um excelente lugar para morar ou investir.