Foi por volta do século XIX que teve início a história de Abadiânia, assim como a maioria dos municípios goianos a cidade teve origem como um pequeno povoado, os pioneiros vindos de Corumbá e de Minas Gerais, foram atraídos pelas terras férteis das margens do Rio Capivari e Córrego Caruru, a principal atividade econômica era a agropecuária. De acordo com o último Censo a população do município está estimada em mais de quinze mil habitantes.
Um dos principais pontos turísticos de Abadiânia é o lago artificial formado pela usina hidrelétrica de Corumbá IV que gera energia para Brasília. Mas o que fez a cidade ficar conhecida mundialmente não foi a agricultura, nem a pecuária e muito menos o turismo. Abadiânia se tornou famosa por sediar a casa Dom Inácio de Loyola onde o médium João Teixeira de Faria, conhecido por João de Deus, realiza cirurgias sem anestesia.
A cidade que é divida ao meio pela BR-060 vive duas realidades de um lado estão instalados grandes hoteis, pousadas, restaurantes e comércios destinados ao público estrangeiro que diariamente visita a instituição. Já do outro lado conserva a calma e a tranquilidade de uma típica cidade interiorana caminhando lentamente rumo ao desenvolvimento.