W

PROGRAMA GOIÁS DE NORTE A SUL SOBRE ( Senador Canedo )




  GALERIA DE FOTOS DA CIDADE



  RESUMO SOBRE A CIDADE

Localizado próximo as principais rodovias de integração estadual e federal, com acesso ao porto seco de Anápolis e ao Aeroporto Internacional Santa Genoveva, o município de Senador Canedo ficou por um tempo com a economia paralisada. Mas nos últimos anos este cenário mudou, a cidade passou por um boom de crescimento nunca visto antes, se tornando destaque nacional no setor petrolífero.

A história da pequena esplanada, hoje município de Senador Canedo está ligada à construção da estrada de ferro da rede federal na década de 30, época também marcada pela vinda das primeiras famílias de trabalhadores oriundas dos estados de minas gerais e Bahia. E foi aqui em torno da estação que se desenvolveram os primeiros estabelecimentos comerciais.

A emancipação do então povoado de esplanada ocorreu em 1988, época em que o município passou a denominar-se Senador Canedo. Mas a instalação foi efetivada só em 1989. Logo o vilarejo cresceu e os imigrantes sentiram a necessidade de desenvolverem outra atividade que gerasse lucro. Então a agropecuária foi adotada e assim surgiu a primeira fonte de renda para o povoado, que perdurou por longos anos. Mas em meados da década de 90, a cooperativa de carne que era responsável pela geração de empregos e lucratividade do município, decretou falência, então Senador Canedo passou por um período de estagnação financeira. É aí que se deu inicio a uma nova fase na economia da cidade.

Com o pólo petroquímico o sol voltou a brilhar para a população de Senador Canedo (os senadorenses), e novos horizontes se abriram para o município, fazendo a economia crescer e gerar grandes investimentos na região.

Assim como nos municípios de Bela Vista e Silvânia, foi a estrada de ferro que fez com que Senador Canedo desse os primeiros passos rumo ao progresso. Mas como vimos foi só com a vinda do polo petroquímico que a região realmente ganhou status econômico no estado

O polo petroquímico e as distribuidoras de combustíveis alcançaram a economia de Senador Canedo e continuam em franca expansão. Mas para trazer todo esse desenvolvimento para a região foi preciso enfrentar grandes obstáculos. Já estava certo que o polo iria para a cidade de Bela Vista, mas decidido em trazer progresso para sua querida cidade, Tomás de Aquino montou uma equipe e partiram rumo a Brasília. A batalha não foi fácil. Mas a vitória veio e hoje o município de Senador Canedo é um dos maiores arrecadadores de ICMS do estado. O que tem atraído olhares de grandes empresários dos mais variados segmentos.

Há grande expectativa por parte da população, com a chegada de novas indústrias na cidade. A perspectiva é de que sejam gerados mais de 5 mil novos empregos diretos, o que vai refletir diretamente na qualidade de vida da população.

Hoje Senador Canedo tem mais de 80 mil habitantes, nos últimos cinco anos a população quadruplicou, os responsáveis por esse crescimento foram grandes indústrias, mas a pequena cidade não estava preparada para essa explosão de desenvolvimento, o que acabou ocasionando alguns problemas. Mas daqui a pouco voltamos a falar de Senador Canedo numa matéria que destaca os principais problemas hoje enfrentados pela população e pelos empresários

O município sofreu um grande de desenvolvimento em um pequeno espaço de tempo, que além de benefícios trouxe também alguns prejuízos. A cidade cresceu e trouxe investimentos, por outro lado surgiram novos desafios para a administração pública.

O município é destaque nacional no setor petroquímico, sendo referência nesse segmento em todo país. Mas a explosão de desenvolvimento e o surgimento de novos polos trouxeram a necessidade de investir em mão de obra qualificada, e na infra-estrutura da cidade.

Desafios são muitos, mas o poder público está empenhado, buscando parcerias com escolas técnicas e viabilizando a construção da rede de esgoto. Para que nem o empresário, nem a população saiam prejudicados.

Se depender de orações para vencer esses desafios, isso não vai faltar, o próprio município já está de mãos postas, mas apesar dos obstáculos ainda a serem vencidos, Senador Canedo oferece boas oportunidades para novos empreendimentos. E um setor que merece um olhar especial dos empresários é o lazer.





  VEJA COMO CHEGAR


DISTÂNCIA DA CAPITAL: 18 Km
POPULAÇÃO:84.443 Habitantes




Idiomas


Patrocínio

 Bomlixo Fecomércio Sicoob Goiás Central CDL Goiânia Sesc Goiás Laboratório Núcleo Batershopp Gráfica Web Projetos Levfort  Senac Goiás

Rede






Revista