Pirenópolis é um dos primeiros municípios de goiás e os moradores da cidade até hoje fazem questão de preservar suas características originais./ o que fez da cidade um lugar rico em história e cultura e que simboliza as origens do povo goiano.
Tombada pelo patrimônio histórico e artístico a cidade de pirenópolis é um dos municípios mais antigos do nosso estado. Fundada em 1727 como um pequeno arraial, recebeu o nome de pirenópolis apenas em 1890 uma homenagem á serra dos pireneus que cerca a cidade.
Ainda no século dezoito o arraial servia de acampamento para garimpeiros e teve seu crescimento totalmente ligado á extração do ouro. Mais tarde, após a crise do minerio, a economia foi alavancada pela agricultura, marcada principalmente pelo plantio do algodão, e pela pecuária.
Apelidada de “capital da prata”, “atenas de goiás” e até de “berço da imprensa goiana”, já que sediou o primeiro jornal do estado, pirenópolis cresceu e se desenvolveu. Hoje grande parte da renda da cidade parte da extração do ouro pirenopolino: o quartzito, mais conhecido como pedra de pirenópolis.
LOCALIZAÇÃO
Localiza-se a uma latitude 15º51'09" sul e a uma longitude 48º57'33" oeste, estando a uma altitude de 770 metros. Sua população estimada em 2008 é de 20.990 habitantes. Possui uma área de 2.227,793 km².
O município é cortado de norte a sul por uma formação de cuesta. A leste temos a borda de um planalto, o Planalto Central Brasileiro, com altitudes médias acima dos 1.000 metros nesta região, de vegetação campestre e rochosa e cujos rios compõe a Bacia Platina, e a Oeste uma extensa planície de altitude média de 700 metros, de vegetação mais densa e cujos rios compõe a Bacia do Tocantins-Araguaia. A sede do município está localizada bem próximo a esta serra, num trecho conhecido como Serra dos Pireneus. Devido a essa topografia, é privilegiada no potencial turístico, possui clima agradável e a presença de centenas cachoeiras, que agradam os ecoturistas e amantes da natureza. Além do turismo, essas formações provém matéria-prima para a exploração mineral do quartzito, rocha muito usada na construção civil, especialmente para pisos exteriores, conhecida comercialmente como Pedra de Pirenópolis, Pedra Goiana, Pedra Mineira ou Pedra de São Tomé (São Tomé das Letras é um município de Minas Gerais que também explora esse mineral).
ECONOMIA
Se em tempos passados pirenópolis nasceu e se desenvolveu a partir da exploração do ouro. Hoje a principal fonte econômica da cidade continua sendo a extração de um bem muito precioso: a pedra de pirenópolis
As pedreiras são a principal fonte de empregos e renda para cidade. Um bem natural que precisa ser explorado com consciência.
Além de movimentar a economia da cidade, o quartzito ainda desempenha outro papel fundamental para o desenvolvimento da cidade, já que a pedra leva o nome de pirenópolis.
A atividade agropecuária também é responsável pelo desenvolvimento da cidade. Com destaque para a criação de gado de corte.
Outra potência economica do munícipio de pirenópolis é o turismo. A beleza natural da cidade e as várias cachoeiras existentes são alguns dos atrativos. No entanto, o que mais atrai turistas aqui para o município é o patrimonio histórico e cultural da cidade.
Ruas preenchidas por casarões, prédio e igrejas em estilo barroco e a cultura de um povo que faz questão de manter suas origens e continuar vivendo em uma típica cidadezinha de interior são características marcantes em pirenópolis, que atraem inúmeros turistas e que orgulham áqueles que se lembram do início da cidade.
Mas o crescimento de pirenópolis ainda se esbarra em um gargalo que tem preocupado os empresários do município: o alto índice de informalidade.
SITE
pirinópolis.com