W

O Mundo das Profissões - TI




  GALERIA DE FOTOS DA CIDADE



  DETALHES SOBRE A PROFISSÃO

A tecnologia da informação, ou simplesmente TI, é uma das áreas que mais tem crescido em todo o mundo e a expansão não apresenta limites, pelo menos, ainda vislumbrados, já que as possibilidades na área parecem infinitas. Nesta perspectiva, o desenvolvimento de softwares é uma ramificação igualmente próspera já que a computação pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento. Para desenvolver programas e aplicativos, elaborar softwares, desde os mais simples aos mais sofisticados e instalar sistemas de computação é necessária a formação em ciência da computação.

No Brasil, apesar dos currículos parecidos, para se trabalhar com hardwares, o curso de engenharia da computação é o mais indicado. Algumas instituições oferecem ainda o curso de sistemas de informação, focado no planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação e automação. Em qualquer uma da opcões, o campo de atuação desses profissionais é amplo, pois na era da informação, até pequenas empresas precisam estar informatizadas. Isso sem falar na Internet, desenvolvimento de sistemas de segurança, de jogos eletrônicos, estrutura de redes, que também tem se configurado como grandes nichos profissionais.

Para se tornar um profissional de TI, é importante ter afinidades com disciplinas da área de exatas, principalmente, de matemática, pois o cálculo é um das bases dos cursos. O domínio da língua inglesa também é essencial já na fase de estudante, e muito mais, na vida profissional. O mercado no Brasil é dos mais promissores: segundo a Associação Brasileira de Empresas de software, até 2013, devem faltar no país de 140 mil a 200 mil profissionais qualificados que possam atuar na área. Hoje, a associação calcula que existe um déficit de mais de 50 mil profissionais. Um profissional de TI pode iniciar sua carreira ganhando entre 1.500 reais a 3.500 reais. 










Idiomas


Patrocínio

 Bom Lixo LIC

Parceiros