W

PROGRAMA GOIÁS DE NORTE A SUL SOBRE ( Jaraguá )




  RESUMO SOBRE A CIDADE

Assim como vários municípios goianos, Jaraguá tem a sua origem ligada à exploração do ouro. Mas, até bem pouco tempo não se sabia ao certo a data em que teve início o povoado. Um documento histórico, publicado no livro de autoria de Paulo Bertran intitulado A Província de Goiás, traz a data de 1736 como início do ciclo do ouro. E foi esse metal precioso que provocou o primeiro boom de povoamento na região. Porém toda essa explosão populacional durou pouco. Cerca de 50 anos depois, o ouro entrou em decadência devido à grande exploração.

O desenvolvimento do povoado ficou estagnado por muito tempo. Somente em 1882, Jaraguá conquistou sua emancipação política desmembrando-se de Meia Ponte, atual Pirenópolis. Aos poucos a cidade foi se recuperando do impacto causado pela queda do ouro, vários fatores contribuíram para o desenvolvimento do município. Dentre eles a construção da BR-153, na década de 60, que fez surgir em Jaraguá, nos anos 80, uma nova atividade econômica que acabou transformando a cidade na capital das confecções.

Outras atividades econômicas também tem contribuído com o desenvolvimento do município, como o comércio, mas o carro-chefe da economia é mesmo a área de confecção. Do início da formação do povoado até os dias atuais, Jaraguá passou por grandes mudanças que a transformaram em um dos mais prósperos municípios de Goiás. E a cidade ainda tem muito para crescer e desenvolver-se.





  VEJA COMO CHEGAR


DISTÂNCIA DA CAPITAL:
POPULAÇÃO:




Idiomas


Patrocínio

 Levfort  Sesc Goiás Sicoob Goiás Central Bomlixo Batershopp Fecomércio Laboratório Núcleo Gráfica Web Projetos Senac Goiás CDL Goiânia

Rede






Revista