W

PROGRAMA GOIÁS DE NORTE A SUL SOBRE ( Goiânia - ST. BUENO )




  GALERIA DE FOTOS DA CIDADE



  RESUMO SOBRE O BAIRRO

O setor Bueno, um bairro que teve seu início nos primórdios de Goiânia. Um bairro, hoje nobre e que cresceu junto com Goiânia.

Do alto é possível vislumbrar um pouco da magnitude do setor Bueno. Prédios imponentes, praças bem cuidadas, um parque que dá gosto ver e vontade de sentar às margens do lago para curtir uma bela tarde de sol, ou ainda um suave começo de noite. Para os mais ativos e preocupados com a saúde, a concorrida pista de cooper, sempre firme à espera de mais atletas. Avenidas largas. Escolas, hospitais, grandes supermercados, comércio diversificado e uma extensão digna dos maiores bairros da capital. Esta poderia ser uma descrição do setor Bueno. Do atual setor Bueno.

Isso porque quem conhece o bairro há mais de 30 ou 40 anos tem histórias para contar que os mais jovens que hoje desfrutam dos bares da moda e de todas as outras comodidades do bairro vão duvidar.

Se por um lado, as dificuldades eram muitas, por outro, a calmaria de um bairro periférico, é isso mesmo, periférico, pois na época da sua formação, o Bueno era a última fronteira da cidade. Nada mais havia, senão um magnífico cerrado pela frente. Mas, como ia dizendo a calmaria de um bairro periférico também tinha seu lado quase poético.

Mas a partir da década de 60, a pressão por moradia em Goiânia aumentou consideravelmente. A população saltou de 40 mil em 1950, para 360 mil pessoas em 1960. Isso muito em função da construção da nova capital federal. Além disso, havia também a questão do êxodo rural.

Esses dois fatores aliados a outros da conjuntura municipal na época fizeram bairros e mais bairros surgirem em Goiânia. Com isso, o setor Bueno deixou de ser periferia e com o investimento do poder público no setor, a situação começou a mudar por aqui.

Logo a iniciativa privada começou a enxergar o bairro com olhos diferentes. E as décadas de 80 e 90 transformaram o setor Bueno. Prédios surgiram em uma velocidade espantosa em praticamente toda a extensão do bairro. As grandes avenidas foram tomadas por empresas de segmentos tão diversos quanto o tamanho do bairro. E dotaram o setor Bueno de uma gama de serviços e produtos que o transformaram em uma espécie de sob centro da cidade.

A verdade é que em pouco mais de 30 anos, o bairro passou de pobre a nobre. Alguns moradores antigos foram embora atrás do sossego perdido, outros no movimento contrário, vieram atrás do progresso que chegou. Outros ainda, fincaram aqui suas raízes, apaixonados que ficaram pelo bairro. Para os insatisfeitos, paciência. A cidade é grande e dinâmica e com certeza, guarda espaços que possam agradá-los. Mas para alguns o bairro é perfeito, tanto para morar, ou mesmo apenas para visitá-lo. 





  VEJA COMO CHEGAR


DISTÂNCIA DA CAPITAL:
POPULAÇÃO:




Idiomas


Patrocínio

 Bomlixo Sesc Goiás Batershopp Levfort  Senac Goiás Sicoob Goiás Central Laboratório Núcleo Gráfica Web Projetos CDL Goiânia Fecomércio

Rede






Revista