W

PROGRAMA GOIÁS DE NORTE A SUL SOBRE ( Aparecida de Gyn - VILA BRASÍLIA )




  GALERIA DE FOTOS DA CIDADE



  RESUMO SOBRE O BAIRRO

A Vila Brasília é um dos parcelamentos mais antigos de Aparecida de Goiânia. Data da década de 50 do século passado. Mas talvez por conta da distância do município sede, era um bairro esquecido, na época, na longínqua divisa com Goiânia. Mal afamado e sem atrativos, por muitos anos, pouquíssimas pessoas se arriscavam a ir morar no local.  

Durante muito tempo o bairro foi sinônimo de lugar pobre e precário, que não contava com nenhum serviço básico. Os primeiros moradores não contavam nem com energia elétrica. Água encanada, esgoto, asfalto, transporte coletivo, foram outros benefícios que demoraram muito a chegar. Um dos reflexos da falta de estrutura era o desinteresse da iniciativa privada em investir na Vila Brasília. Com isso, para comprar qualquer coisa, que não fossem gêneros de primeira necessidade, os moradores tinham que ir ao centro da capital.  

O tempo passava, passava, mas a impressão que se tinha é que os ventos de progresso que já sopravam na vizinha Goiânia, não chegavam até o bairro. Além da falta de estrutura, o abandono causava outros problemas para os moradores.

Difícil de acreditar, mas a hoje disputada avenida São Paulo era interrompida por um enorme depósito de lixo, que ficava logo após onde hoje está situado o terminal do transporte coletivo.

O sofrimento parecia não ter fim para os moradores. De um lado dos terrenos ficava a fossa séptica. Do outro, a cisterna. E quem arriscava colocar uma bomba para ajudar no trabalho doméstico, quase sempre ficava sem o equipamento, pois os amigos do alheio, muito comuns no bairro, naquela época, apareciam e os levavam embora. Poeira, mato alto, queda de energia. Não era mesmo fácil morar no bairro.  

DESENVOLVIMENTO  

Se o desenvolvimento demorou a chegar à Vila Brasília, quando enfim surgiu, foi para balançar as estruturas. Quase que da noite para o dia o bairro deixou para trás todo o acanhamento da vila pobre e desinteressante para se tornar um dos mais prósperos pólos de desenvolvimento de Aparecida.  

Segundo os moradores, a partir da década de 80, os serviços básicos começaram a chegar, o que foi melhorando a qualidade de vida de quem já morava e atraindo novos moradores para o bairro.  

Foram mesmo poucos anos para que a região toda estivesse transformada. A extensão da avenida São Paulo até a BR-153 e a vinda do terminal do transporte coletivo influenciaram no desenvolvimento. Empresas chegaram e mudaram todo o cenário do bairro. As famílias que resistiram às dificuldades e permaneceram, acabaram crescendo junto com a vila.  

Hoje a Vila Brasília é um bairro que não deve nada a nenhum outro da capital, nem de Aparecida. Tem de tudo e, além disso, é agradável viver aqui. É por isso que ninguém quer sair daqui para morar em outro lugar  





  VEJA COMO CHEGAR


DISTÂNCIA DA CAPITAL:
POPULAÇÃO:




Idiomas


Patrocínio

 Laboratório Núcleo Sicoob Goiás Central CDL Goiânia Gráfica Web Projetos Fecomércio Senac Goiás Sesc Goiás Batershopp Bomlixo Levfort

Rede






Revista