Pequi, uma história com sabor goiano

Pequi, uma história com sabor goiano O pequizeiro é uma árvore da família das cariocáceas (Caryocar brasiliense) e pode ser considerado símbolo de goianidade.

O pequizeiro é uma árvore da família das cariocáceas (Caryocar brasiliense) e pode ser considerado símbolo de goianidade. Embora ocorra também em outros Estados, desde Rondônia, passando pelo Centro-Oeste até Minas Gerais, foi em Goiás que sua fama gastronômica acabou se firmando. O fruto começou a ser utilizado nas cozinhas goianas no início do século XVIII nas antigas vilas de Meia Ponte (Pirenópolis) e Vila Boa.

Na região que circunda a cidade de Catalão, o pequi era empregado inicialmente na fabricação do sabão de pequi com propriedades terapêuticas. Hoje, já é comercializado até mesmo em compota. De sabor marcante, o pequi é polêmico, uns amam, outros odeiam.  Além do tradicional arroz com pequi, pode ser utilizado de diversas maneiras: com carne, frango, ao leite e até em forma de licor.

O Programa Goiás de Norte a Sul traz no próximo dia 26 de abril, o Quadro Especial “O Mundo das Profissões” que terá como tema a Gastronomia e vai destacar também as melhores empresas do setor. Sua empresa não vai querer ficar fora dessa boquinha! Ligue: (62) 8469-3577 ou 3204-1076 com Renan Viana e participe!




    Idiomas


    Patrocínio

     Levfort  Bomlixo SICOOB Lojicred Parque Memorial de Goiânia Laboratório Núcleo

    Rede






    Revista