O ritual da pamonhada reúne famílias e amigos

O ritual da pamonhada reúne famílias e amigos A culinária goiana é muito diversificada e a pamonha está entre suas iguarias mais emblemáticas.

A culinária goiana é muito diversificada e a pamonha está entre suas iguarias mais emblemáticas. Embora ela esteja presente também na mesa de outros Estados brasileiros, como São Paulo, Minas Gerais e alguns do nordeste, em Goiás ganhou a identidade de prato típico com variações muito próprias.

A pamonha pode ser cozida, assada ou frita, doce ou salgada e com uma diversidade enorme de ingredientes que incluem até jiló e guariroba. Tradicionalmente, a laboriosa tarefa de ralar as espigas de milho-verde pode mobilizar famílias inteiras, num processo que se tornou praticamente um ritual. A recompensa é uma massa cremosa, envolta e cozida na própria palha e servida quentinha. Mulheres, homens e crianças se reúnem para a “Pamonhada” onde imensos caldeirões são preparados e degustados em família e na companhia dos amigos íntimos, aqueles que são aceitos na cozinha.

O Programa Goiás de Norte a Sul traz no próximo dia 26 de abril, o Quadro Especial “O Mundo das Profissões” que terá como tema a Gastronomia e vai destacar também as melhores empresas do setor. Sua empresa não vai querer ficar fora dessa boquinha! Ligue: (62) 8469-3577 ou 3204-1076 com Renan Viana e participe!




    Idiomas


    Patrocínio

     Gráfica Web Projetos Sicoob Goiás Central Senac Goiás CDL Goiânia Fecomércio Sesc Goiás Levfort  Bomlixo Batershopp Laboratório Núcleo

    Rede






    Revista