Como começou o ritual do casamento

Como começou o ritual do casamento A cerimônia de casamento, propriamente dita, nasceu na Roma antiga, incluindo o costume da noiva eleger um traje especialmente para esse evento.

A cerimônia de casamento, propriamente dita, nasceu na Roma antiga, incluindo o costume da noiva eleger um traje especialmente para esse evento. Nos cabelos, ela usava flores brancas com espinhos para fixar o penteado. As flores significavam felicidade e os espinhos também serviam para afastar os maus espíritos. O uso de um véu, com o mesmo propósito, aconteceu mais tarde e era uma referência à deusa romana Vesta. Usualmente eram os pais que escolhiam os cônjuges para os filhos, já que necessitavam ceder parte de seu patrimônio, casa e terras, para o sustento da nova família. Curiosamente, também foi em Roma que aconteceram as primeiras uniões, onde a mulher podia escolher de livre vontade com quem se casar.

Na Idade Média não era o amor que determinava os laços matrimoniais e sim os interesses familiares. Na época, a influência da Igreja era muito grande e o casamento por amor era considerado subversivo e acreditava-se que poderia ser sinônimo da morte e ruína das famílias. A partir do século XV e com o movimento do Renascimento, os sentimentos começaram a prevalecer sobre os interesses nos laços de casamento.

Mas em pleno século XIX, uma mulher realmente revolucionou os costumes. Em 1840, a rainha Vitória da Inglaterra escolheu e pediu a mão do próprio marido em casamento. Ela também inovou ao adotar um vestido todo branco, pois antes as noivas usavam outras cores, normalmente o tom do brasão da família ou o vermelho que simbolizava a fertilidade. Quatorze anos após o casamento da rainha Vitória, o papa Pio IX decreta que todas as noivas deveriam usar trajes brancos para demonstrar a castidade.

Atualmente, as mulheres têm total poder sobre suas decisões, da escolha do noivo ao tom e comprimento do vestido, autonomia conquistada logo após a Revolução Industrial quando elas começaram a trabalhar e a ter seu próprio dinheiro. Hoje são praticamente as noivas que planejam todo o casamento, desde a cerimônia até a festa.

O Programa Goiás de Norte a Sul vai apresentar o Quadro Especial “O Mundo das Profissões” que terá como tema o Mercado do Casamento, destacando também as melhores empresas do segmento. Sua empresa não pode ficar fora desta festa! Ligue: (62) 8469-3577 ou 3204-1076 com Renan Viana e participe!




    Idiomas


    Patrocínio

     Fecomércio Bomlixo Senac Goiás Levfort  Laboratório Núcleo Sicoob Goiás Central CDL Goiânia Gráfica Web Projetos Batershopp Sesc Goiás

    Rede






    Revista