Comer é um ato social

Comer é um ato social A comida é mais do que o fato de nutrir o corpo e garantir as energias necessárias para as atividades diárias. Ela traz embutida em si, traços de identidade, cultura e memória afetiva.

A comida é mais do que o fato de nutrir o corpo e garantir as energias necessárias para as atividades diárias. Ela traz embutida em si, traços de identidade, cultura e memória afetiva. O escritor e folclorista Bariani Ortencio, em seu livro Cozinha Goiana: Histórico e Receituário, mostra o quanto a cozinha goiana é rica e criativa. A culinária de Goiás nasceu à margem do Rio Vermelho, resultante do encontro entre os bandeirantes paulistas, mineiros e portugueses com os índios Goyases, onde hoje está localizada a Cidade de Goiás.

Segundo o autor, apesar das influências, os goianos desenvolveram uma culinária própria, com ingredientes nativos que hoje são ícones da cozinha regional como o pequi, a guariroba e os frutos do Cerrado como a mangaba, murici e cajá-manga, entre muitos outros. Nas cozinhas de Goiás, as pessoas gostam de se reunir à beira do fogão para preparar alimentos, conversar e interagir. É uma forma de reunir a família e os amigos próximos.

O Programa Goiás de Norte a Sul traz no próximo dia 26 de abril, o Quadro Especial “O Mundo das Profissões” que terá como tema a Gastronomia e vai destacar também as melhores empresas do setor. Sua empresa não vai querer ficar fora dessa boquinha! Ligue: (62) 8469-3577 ou 3204-1076 com Renan Viana e participe!




    Idiomas


    Patrocínio

     Fecomércio CDL Goiânia Gráfica Web Projetos Batershopp Senac Goiás Sesc Goiás Sicoob Goiás Central Bomlixo Laboratório Núcleo Levfort

    Rede






    Revista