Bicicletas, um transporte ecológico

Bicicletas, um transporte ecológico O Brasil conta atualmente com cerca de 70 milhões de bicicletas, mas quase não existem vias exclusivas e seguras para os ciclistas, principalmente nas grandes cidades.

O Brasil conta atualmente com cerca de 70 milhões de bicicletas, mas quase não existem vias exclusivas e seguras para os ciclistas, principalmente nas grandes cidades. Uma pesquisa feita junto às prefeituras das capitais brasileiras pelo Portal G1 mostra que as ciclovias somam 1.118 km o que representa apenas 1% do total da malha viária dos municípios. Em contrapartida, a frota de automóveis cresce de forma exponencial, levando as grandes metrópoles a um dilema entre mobilidade x ecologia. A solução do problema parece repousar nas bikes, um transporte comum em países como Holanda e China.

Os especialistas em mobilidade urbana defendem esta ideia, que tem sido encampada pelos prefeitos das capitais brasileiras. Um exemplo é o Rio de Janeiro, cidade que tem maior número de vias: 361 km de ciclovias, com previsão de chegar a 450 km até 2016. Segundo a prefeitura do Rio, são feitas 1,5 milhão de viagens de bicicleta por dia. Rio Branco, capital do Acre, conta com a maior proporção em relação à malha: 7,4%. Apenas Boa Vista (RR) não possui  nenhuma ciclovia. A única tentativa de implação acabou sendo abandonada e a área acabou se tornando estacionamento para os motoristas.

A capital paulista possui 60 km de ciclovias, além 121 km de ciclofaixas de lazer que funcionam fins de semana e feriados e 58 km de ciclorrotas sinalizadas no solo. São Paulo possui a segunda maior malha cicloviária do país. As 26 prefeituras pretendem implantar um total de mais 1.200 km até o final de 2014.

Já Manaus, a lanterninha no ranking de ciclovias por malha e por habitante, ficando a frente apenas da inexistente de Boa Vista, pretende construir 80 km até 2016. Brasília possui 120 km e tem como objetivo aumentar para tornar-se a cidade com maior malha do país. Goiânia possui apenas 5,7 km, um desperdício, já que a capital goiana é plana e ideal para as bikes.

O Programa Goiás de Norte a Sul irá apresentar em breve o especial “O Mundo das Profissões” que terá como tema: os meios de transporte, destacando também as melhores empresas do segmento e afins. Não fique parado! Aproveite essa grande oportunidade! Ligue: (62) 8469-3577 ou 3204-1076 com Renan Viana e participe!




    Idiomas


    Patrocínio

     Batershopp Senac Goiás Fecomércio Bomlixo Gráfica Web Projetos Sicoob Goiás Central CDL Goiânia Sesc Goiás Levfort  Laboratório Núcleo

    Rede






    Revista