Avenida Anhanguera – História e importância

Avenida Anhanguera – História e importância Uma das primeiras avenidas a serem construídas na nova capital goiana, a Avenida Anhanguera é uma das principais vias de comércio de Goiânia.

Uma das primeiras avenidas a serem construídas na nova capital goiana, a Avenida Anhanguera é uma das principais vias de comércio de Goiânia. Com 13,5 km de extensão aproximadamente, a avenida corta a cidade desde o Jardim Novo Mundo (Leste) até o Bairro Capuava (Oeste), comportando o chamado Eixão ou Eixo Anhanguera, linha exclusiva por onde transitam ônibus articulados. Ladeando o Eixão, ficam as pistas para veículos de passeio.

Na Avenida Anhanguera estão situados marcos históricos da cidade, monumentos e construções art déco. Um desses marcos é monumento ao Bandeirante que fica na Praça Atílio Corrêa Lima, mais conhecida como Praça do Bandeirante, que já deixou de ser praça a algum tempo para melhorar o fluxo do trânsito no cruzamento com a Avenida Goiás. Permaneceu no local o Bandeirante sobre um pedestal. A estátua foi criada pelo artista plástico Armando Zago, tem três metros e meio de altura e retrata o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, apelidado de Anhanguera. Foi doada pelo Centro Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito de São Paulo aos goianos.

Outra construção que merece destaque na avenida é o recém-reformado Teatro Goiânia, localizado no cruzamento com a Avenida Tocantins. O mais tradicional espaço cultural de Goiânia começou a ser construído em 1940, sendo inaugurado em 12 de junho de 1942 e integra o conjunto arquitetônico de estilo art déco projetado pelo arquiteto Jorge Félix. O teatro continua sendo um dos mais importantes e significativos espaços culturais da cidade, recebendo espetáculos e apresentações artísticas de todo Estado e do Brasil.

A Anhanguera atravessa diversos setores e bairros de Goiânia, como o Setor Universitário, onde estão as duas maiores Universidades do Estado de Goiás: a UFG – Universidade Federal de Goiás e a PUC-GO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Em sua passagem pelo Centro da capital, a avenida é rica em comércios, empresas prestadoras de serviços e escritórios. No Setor Oeste de padrão classe média-alta, ficam situadas algumas clínicas, o Hospital Geral de Goiânia, escritórios e agências bancárias. Já o Setor Aeroporto comporta grandes clínicas médicas e hospitais.




    Idiomas


    Patrocínio

     Gráfica Web Projetos Fecomércio Senac Goiás Laboratório Núcleo Sesc Goiás Batershopp Bomlixo CDL Goiânia Levfort  Sicoob Goiás Central

    Rede






    Revista