A evolução dos transportes – parte 3

A evolução dos transportes – parte 3 A década de 50 traz uma nova revolução nos transportes com o início do transporte espacial.

A década de 50 traz uma nova revolução nos transportes com o início do transporte espacial. Isso só foi possível graças ao ensaio publicado por Robert Hutchings Goddard em 1919: A Method of Reaching Extreme Altitudes, onde levanta a possibilidade da utilização de foguetes de combustível líquido em viagens interplanetárias.  Foi com base nessas pesquisas que o alemão Werhner Von Braun criou o primeiro foguete, o V2, em 1944. Ele acabou refugiando-se nos Estados Unidos após a guerra e participou do programa espacial norte-americano. O primeiro foguete de dois andares, o Bumper 8, foi lançado em 1952 em Cabo Canaveral (EUA). A equipe de Von Braun também trabalhou no desenvolvimento do super-V-2, que a armada americana batizou de Redstone.

O primeiro satélite artificial, Sputnik 1, foi lançado pela antiga União Soviética em 1957 e no mesmo ano foi lançado o Sputnik 2 que colocou a cadela Laika em órbita. Em 1961, o astronauta Yuri Gagarin foi o primeiro humano a pilotar uma espaçonave, a Vostok I. A agência espacial americana NASA foi criada em 1958 e deu início à chamada corrida espacial: EUA x URSS. O astronauta americano Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua em 20 de julho de 1969. Nos anos 80, a NASA começou a projetar os primeiros ônibus espaciais. Depois do acidente com a Challenger em 1986, a agência americana reviu seus protocolos de segurança.

O ônibus espacial Discovery lança o famoso telescópio espacial Hubble em 24 de abril de 1990. E em 27 de junho de 1995, os antigos concorrentes americanos e russos passam a trabalhar em parceria com a ida do ônibus espacial americano Atlantis até a, então estação espacial russa Mir, mais tarde chamada Estação Espacial Internacional, ISS na sigla em inglês. Um segundo acidente grave com ônibus espacial Columbia, em fevereiro de 2003, deu uma esfriada nos ânimos de viagens tripuladas ao espaço. O ônibus espacial Discovery foi lançado em sua última missão em 24 de fevereiro de 2011. Pouco depois a NASA encerrou o projeto dos ônibus espaciais, passando a focar mais em sondas para pesquisas.

Em 2006, o tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), Marcos César Pontes, foi o primeiro brasileiro e o primeiro sul-americano a ir ao espaço. A chamada “Missão Centenário” comemorou os 100 anos do voo de Santos Dumont no 14 Bis. Atualmente, os voos espaciais tripulados voltaram à pauta, tanto nas agências governamentais como nas particulares, a exemplo da britânica Virgin Galactic e da americana Blue Origin, que visam oferecer em breve viagens turísticas espaciais para quem puder pagar. Inovações tecnológicas como novas naves movidas a fusão nuclear podem possibilitar viagens mais rápidas a destinos como o planeta vermelho Marte. Quem se habilita?




    Rede






    Revista


    Idiomas


    Patrocínio

     Rádio Táxi ABC Levfort  Laboratório Núcleo Bomlixo Parque Memorial de Goiânia SICOOB Lojicred

    Parceiros