A evolução dos transportes – Parte 1

A evolução dos transportes – Parte 1 O homem, durante seu processo de evolução, começou a aperfeiçoar a forma de se locomover.

O homem, durante seu processo de evolução, começou a aperfeiçoar a forma de se locomover. A princípio utilizou couro de animais para proteger os pés durante as longas caminhadas e para atravessar rios e lagos, construiu as primeiras canoas feitas de troncos de madeira ou de bambus e juncos. Um dos primeiros meios de transporte terrestres que se tem registro foi o trenó puxado por animais ou por outras pessoas. A domesticação de animais facilitou o transporte, sendo utilizados cavalos, burros, camelos e bois.

Mas a grande revolução foi a invenção da roda, que data aproximadamente 3 mil anos a.C. na Mesopotâmia. Assim surgiram os primeiros transportes a tração animal. Na antiguidade, foram construídas as primeiras estradas pavimentadas de pedras, inauguradas pelos egípcios e aperfeiçoadas pelos romanos que as utilizavam para unificar seu Império.

A Revolução Industrial inaugurou um novo tempo para os transportes com a invenção da máquina a vapor. A tração animal foi sendo substituída por máquinas de transporte mais independentes, mais rápidas e eficientes. Datam desta época o barco a vapor e o nascimento das ferrovias que são um marco no desenvolvimento dos transportes de cargas e pessoas.

O Programa Goiás de Norte a Sul irá apresentar em breve o especial “O Mundo das Profissões” que terá como tema: os meios de transporte, destacando também as melhores empresas do segmento e afins. Não perca o bonde! Aproveite essa grande oportunidade! Ligue: (62) 8469-3577 ou 3204-1076 com Renan Viana e participe!




    Idiomas


    Patrocínio

     Levfort  Sicoob Goiás Central Gráfica Web Projetos Batershopp Fecomércio Senac Goiás Laboratório Núcleo Bomlixo Sesc Goiás CDL Goiânia

    Rede






    Revista