A evolução do vestido de noiva

A evolução do vestido de noiva Uma das vestimentas femininas mais emblemáticas e que mexem com o imaginário e com as emoções das mulheres é o vestido de noiva.

Uma das vestimentas femininas mais emblemáticas e que mexem com o imaginário e com as emoções das mulheres é o vestido de noiva. Das antigas túnicas aos modernos vestidos com as pernas de fora, foram séculos de evolução. Na Roma antiga, era usada uma túnica branca com um véu de linho muito fino chamado flammeum. Com o início da Idade Média vieram os vestidos bordados e ricamente trabalhados com o objetivo de exibir a nobreza e riqueza da família. O tom vermelho era bastante usado por representar a fertilidade e capacidade de gerar sangue novo. Já na alta Idade Média, o tom verde entra na moda entre as noivas da burguesia e modelos que ressaltam o ventre saliente das noivas para mostrar a capacidade de procriação.

O Renascimento apresenta uma peça mais suntuosa com veludo e brocado. As cores dos brasões de nobreza das famílias eram as preferidas. Nos cabelos, a tiara com pedras preciosas vira um acessório obrigatório. No fim do período do Renascimento, curiosamente o preto entra em pauta por ser considerada a cor mais adequada para cerimônia religiosas, inclusive os casamentos. Mas nesse período surgem as primeira peças brancas, consideradas mais elegantes.


Como próprio nome sugere, o período Rococó trouxe vestidos exuberantes com tecidos brilhantes, bordados com pedrarias, babados e rendas. Os tons de destaque vão dos tons pasteis e pêssego até o lilás e verde. Mas é na Era Vitoriana que o vestido de noiva sofre uma revolução. Ao eleger o branco, a rainha Vitória influencia todas as noivas e o papa Pio IX acaba decretando, catorze anos depois, o vestido branco como símbolo de castidade da noiva. A partir do século 20, os vestidos ganham flexibilidade total tanto de cor como de modelagem. Entram na moda até os vestidos curtos, antes impensáveis para uma ocasião tão solene. Embora a maioria das noivas ainda escolha um tradicional e inesquecível vestido branco de princesa.




    Idiomas


    Patrocínio

     Sesc Goiás CDL Goiânia Sicoob Goiás Central Laboratório Núcleo Fecomércio Senac Goiás Levfort  Batershopp Gráfica Web Projetos Bomlixo

    Rede






    Revista